segunda-feira, 29 de agosto de 2011

A MANIA DE GENERALIZAR


“Disse Jesus: “Não pode a árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons... Portanto, pelos seus frutos os conhecereis”. Mateus 7. 18-20.
A tendência humana é de julgar as pessoas como se todas fossem iguais. Raras vezes nós nos preocupamos em saber quem é quem. Se alguém comete um erro ou um deslize no ambiente de trabalho, ou na instituição que pertence ou preside, nossa tendência é enquadramos todos da mesma maneira.
São vítimas desse tipo de preconceitos quase todas as pessoas que fazem parte de determinadas organizações. Para muitos todos são corruptos, imorais, ladrões, incompetentes e outros adjetivos usados no sentido de desmoralizar o individuo ou a instituição.
As organizações governamentais e principalmente os políticos, os quais cabem a eles a responsabilidade de criar as leis e governar a nação, os Estados e os Municípios, são os mais atingidos pela mídia e pela população em geral. De fato muitos têm se envolvidos em atos de corrupção causando escândalos à nação e a instituição que pertence, comportando-se indecorosamente, de uma forma incompatível com a função que exercem. Quando isso acontece a quem devemos atribuir à culpa? Parece-me que, de uma maneira indireta a culpa deverá ser repartida com os eleitores que os elegeram como seus representantes.
Se houver um erro médico num procedimento cirúrgico, toda a classe é tratada como irresponsáveis e incompetentes.
Quando um policial age com rigor no desempenho de sua missão, excedendo muitos vezes para conter o agressor, o bandido, o assassino ou o ladrão os quais estão causando mal a sociedade; toda a instituição sofre por esse fato e o bandido é esquecido.
As instituições religiosas sofrem do mesmo mal. (A palavra “religião” no sentido original quer dizer “religar”). O Objetivo principal da religião é religar o homem com Deus. Desde a queda de Adão no Édem, o homem perdeu o relacionamento com Deus, ficou desligado de Deus. Quando Cristo ofereceu-se a si mesmo na cruz, morrendo em lugar da humanidade, ele reconciliou-nos novamente com Deus.
O lideres religiosos tem um compromisso com Deus, e uma responsabilidade muito grande de conduzir o povo no caminho do bem, ensinando-os a Palavra de Deus e guiando-os pelo caminho da justiça. Infelizmente, devido à ganância pelo dinheiro e o mau-caratismo de alguns religiosos, lobos vestidos de ovelhas tem se introduzidos no meio do rebanho, denegrido através de seus atos uma das instituições mais confiáveis, Esses tiram proveito da ingenuidade de muitos. Muitos deles até intitulando-se pastores causam escândalos nos meio evangélicos.
A bíblia nos recomenda a sermos prudentes e examinarmos todas as coisas. Paulo escreveu aos cristãos: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm, todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma” 1 Coríntios 6:12.
O homem sábio é aquele que procura conhecer todas as coisas, e discernir o certo do errado; tratando as coisas e principalmente as pessoas com respeito e individualidade.
Alexandre Beltrame de Chaves
Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus na cidade de Tupanciretã / RS.
Confira os artigos do Pastor Alexandre, todas as semanas no jornal "O Semanário".

Nenhum comentário: