sexta-feira, 29 de julho de 2011

PORQUE DEUS NÃO FAZ ALGUMA COISA?

Até quando Senhor, clamarei eu, e tu não me escutas?:Violência! E não salvaras? Por que me fazes ver a injustiça, e contemplar a maldade? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há luta e conflito por todo o lado. Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido” Habacuque: 1:2-4

O profeta Habacuque está imbuído de um senso de justiça, o qual não deixará ignorar a violência e a injustiça existente em volta dele. Ele também aprendeu a necessidade de levar as questões mais importantes da sua vida para aquele que criou e redime a vida.

Na época, a situação da nação Israelita era degradante. Crimes, imoralidade, violência, litígio, tantas outras coisas horríveis estavam acontecendo. O povo havia deixado de lado os mandamentos divinos, a Lei de Deus (decálogo) estava sendo descumprida, em conseqüência disso a nação estava sendo massacrada pelos seus inimigos, o povo Caldeus. Os ímpios oprimindo o povo de Deus. E o profeta estava indignado porque parecia que Deus não estava vendo nada do que estava acontecendo.
Até que o profeta decidiu: “Ficarei no meu posto de sentinela e tomarei posição sobre a muralha; aguardarei para ver o que me dirá e que resposta terei a minha queixa. Então o Senhor respondeu: O Ímpio está envaidecido; seus desejos não são bons; mas o Justo viverá pela Fé” Habacuque 2:1-4. Ao olhar para o alto, deixando de olhar para os problemas e a maldade de seu povo, entendeu que Deus não está alheio ao que se passa na terra, mas tem um tempo determinado para julgar os povos.

Primeiro seria o Julgamento sobre a nação opressora, que culminaria com muitos aís...
Ai daquele que amontoa bens roubados e se enriquece mediante extorsão.
Ai daquele que obtém lucros injustos para a sua casa, para por seu ninho no alto e escapar das garras do mal.
Ai daquele que edifica uma cidade com sangue e a estabelece com crimes.
Aí daquele que dá bebida ao seu próximo, misturando-a com o seu furor, até que ele fique bêbado para lhe contemplar a nudez
Aí daquele que diz a madeira: desperte! Ou a pedra sem vida. Acorde! Poderá isso dar orientação? Eis que está coberta de ouro e de prata, mas não respira”. Habacuque 2: 9-19.

De fato estas nações sofreram o julgamento de Deus, no entanto um dia Deus trará juízo sobre toda a terra.

Nos dias em que vivemos, não diferente daqueles em que viveu o profeta Habacuque, a nossa indignação, ou as de todas as pessoas que tem um senso de justiça são as mesmas que sentia o profeta. As injustiças continuam cada vez mais.

Os crimes são praticados de todas as formas, a insegurança é total, as leis se afrouxam cada vez mais e nada podemos fazer para mudar essa situação. Mudar o mundo é impossível. Porém devemos lutar para mudar o homem e esse processo só é possível com a obediência a Palavra de Deus e a ajuda do Espírito Santo. Deixarmos o resto com Deus que tem um dia determinado para todas as coisas.

Alexandre Beltrame de Chaves

Pastor Presidente da Igreja Assembleia de Deus na cidade de Tupanciretã / RS.
Confira os artigos do Pastor Alexandre, todas as semanas no jornal "O Semanário".

Nenhum comentário: