“Honra teu pai e tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa, para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra. E vós pais, não provoqueis a ira aos vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor!” Efésios 6: 2-4
Neste segundo domingo de agosto, comemora-se o “Dia dos Pais”. Por essa tão significativa data, queremos cumprimentá-los pelo seu dia.
Ser pai, em nossos dias tem sido um grande desafio, devido a grande responsabilidade que pesa sobre seus ombros, no que diz respeito a educação de seus filhos; embora nem todos estejam consciente desse realidade, o futuro das próximas gerações, dependerão da educação e formação que receberam hoje de seus pais.
Deus deixou a figura do pai, como o patriarca de sua família. Ele é o provedor de suas necessidades básicas, é o educador, o conselheiro, e o portador da benção para seus filhos. Para os filhos ele é o maior: o valente, é o poderoso, é o herói à ser imitado, é o exemplo para ser seguido. Isto não deve ser apenas uma fantasia, na imaginação de seus filhos, mas é a grande realidade, o que ele é, vai influenciar na formação do caráter e na personalidade da geração vindoura.
Caso o pai não tiver uma personalidade exemplar, ele esta colocando a estrutura familiar em risco. Se ele não educar no dia de hoje, poderá chorar no amanhã. Os filhos sãos o reflexo daquilo que o pai é. Esse reflexo vai refletir no ambiente em que vivemos, e nas decisões que eles tomarem no futuro. –Tal pai, tal filho, é um adágio popular que ouvimos com freqüência.
Por outro lado, estamos vivemos com uma geração na maioria educada pela mídia, onde os valores éticos e morais são substituídos pelos conceitos de uma sociedade desequilibrada, que tentam dirigir o seu futuro de acordo com suas idéias próprias, sem atentar para os conselhos dos mais velhos, e muitas vezes, acabam caindo num submundo de drogas, vícios e delinqüência, trazendo sérios transtornos e desabares, tanto aos seus progenitores, como à sociedade como um todo.
O segredo para um filho ter uma vida feliz e próspera está no respeito e na consideração que ele tem para com seus progenitores, isto é promessa de Deus. Nem um filho poderá ser bem sucedido na vida material e espiritual, se ele for rebelde e desobediente aos pais. Na carta de Paulo ao jovem Timóteo, seu filho na fé, ele adverte-o quanto a postura dos homens nos últimos tempos: “ Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos e profanos.”1 T.3: 2
Neste dia dos Pais, em que os filhos prestam-lhes homenagem, deveria ser precedida por momentos de sérias reflexões, por parte de todos os filhos, para oferecer-lhes o melhor presente. Tributando-lhe honra, amor e respeito, tratando-o com dignidade. Aproveitar para semear, aquilo que um dia hão de colher.
Alexandre Beltrame de Chaves - Pastor da Assembléia de Deus em Tupanciretã / RS - Confira os artigos do Pastor Alexandre Beltrame de Chaves, todas as semanas no jornal "O Semanário".